google-site-verification=1SassU89cvvAzjsqcy3gWMbt0_fVDaKxlBK6MBZm6tA
top of page

IS-LM (Básico)

Política Fiscal Expansionista

Política Fiscal Expansionista

A política desloca a curva IS para a direita (IS1). Aumenta a renda e aumenta o juros (r1 maior que r0 e y1 maior que y0). O exemplo mais comum de política fiscal expansionista é o "gasto social" do governo (como bolsa família, escolas públicas, hospitais públicos etc).

Política Fiscal Contracionista

Política Fiscal Contracionista

A política desloca a curva IS para a esquerda. O novo equilíbrio é de ambos renda (PIB) e taxa de juros mais baixos. Um exemplo dessa política recente é a "PEC do Teto", que deve gerar tanto reduções em gasto público quanto aumento de impostos.

Política Monetária Expansionista

Política Monetária Expansionista

Nesse caso a curva LM se desloca para a direita. O novo equilíbrio é de taxa de juros mais baixa (r1 menor que r0) e renda mais alta (Y1 maior que Y0).

Política Monetária Contracionista

Política Monetária Contracionista

A política efetuada pela autoridade monetária desloca a curva LM para a esquerda (LM1). O novo equilíbrio diminui a renda e aumenta a taxa de juros (r1 acima de r0 e Y1 maior que Y0). Exemplos de política monetária contracionista são: compra de títulos no mercado aberto, aumento da taxa de redesconto ou o aumento do depósito compulsório. Normalmente é utilizada para combater a inflação, ao custo de ser recessiva.

IS-LM (Cenários Especiais)

Armadilha de Liquidez

Armadilha de Liquidez

Este é um caso extremo na qual há uma elasticidade infinita da oferta de moeda pela taxa de juros, resultando em uma curva LM reta na horizontal, sem inclinação. Nesse contexto, o governo se torna incapaz de promover políticas monetárias. No entanto, as políticas fiscais se mostram muito efetivas, por gerarem um efeito forte na renda e menos efeito na taxa de juros.

Caso Clássico

Caso Clássico

Na visão econômica clássica, a demanda por moeda seria inelástica à taxa de juros, resultando em uma LM com inclinação infinita, vertical. Nesse contexto, a política monetária é eficaz, aumentar a renda e gerar quedas nas taxas de juros. No entanto, a política fiscal seria ineficiente, uma vez que não conseguiria mover a renda, apenas mudanças em "r"

Legenda

IS = Equilíbrio do Mercado Real

LM = Equilíbrio do Mercado Financeiro

Y = PIB

r = Taxa Real de Juros

Tem alguma sugestão? Seja meu monitor e me envie por email!

econhelp.monitor@gmail.com

 

© 2021 por Caetano de A. Brito. 

  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone cinza LinkedIn
bottom of page