google-site-verification=1SassU89cvvAzjsqcy3gWMbt0_fVDaKxlBK6MBZm6tA
top of page

Salário, Emprego e Nível de Preços

Determinação de Salário e Preços

Determinação de Salário e Preços

A de curva de determinação de preços (PS) é modelada como P = (1 + μ)*W (Preço igual a 1+ margem de lucro multiplicado pelo salário) -> W/P = 1/(1 + μ). A PS é uma reta cruzando o eixo W/P no ponto 1/(1 + μ). A curva de determinação dos salários (WS) é modelada como W = P * F(u,z), onde "u" ou desemprego diminuem o salário e "z" são as conjunturas institucionais que aumentam o salário (ex: um aumento no auxílio-desemprego). O a taxa de desemprego de equilíbrio é a "natural" ou "estrutural".

Mudanças na Margem de Lucro

Mudanças na Margem de Lucro

A margem de lucro é inversamente proporcional ao salário real (W/P). Dessa forma, uma redução das margens de lucro desloca a PS para cima em PS', o que aumenta os salários reais e reduz o nível de desemprego natural. Simetricamente, um aumento das margens de lucro diminui o salário real, por causar um aumento de preços sem um correspondente aumento nos salários. O equilíbrio com PS'' é de uma taxa maior de desemprego.

Mudanças Institucionais no Mercado de Trabalho (Fator "z")

Mudanças Institucionais no Mercado de Trabalho (Fator "z")

A variável z representa todas as conjunturas institucionais que afetam os salários, como políticas de salário mínimo e seguro desemprego. Convenciona-se que essa variável varia positivamente com os salários, de modo que um aumento nessa variável aumenta quando as políticas beneficiam os trabalhadores. Um aumento em z aumenta o nível de desemprego natural, sem alterar o nível de salário real de equilíbrio.

Legenda

IS = Equilíbrio do Mercado Real

LM = Equilíbrio do Mercado Financeiro

Y = PIB

r = Taxa Real de Juros

Tem alguma sugestão? Seja meu monitor e me envie por email!

econhelp.monitor@gmail.com

 

© 2021 por Caetano de A. Brito. 

  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone cinza LinkedIn
bottom of page